Regras

Artigo 1 “Conduta”

1.1 – Responsabilidade, respeito e Fair-play – A responsabilidade, respeito e fair-play são três princípios fundamentais desta comunidade. Aqui todos utilizamos uma linguagem correcta e respeitável, temos um comportamento amigável e utilizamos este fórum para nos divertirmos. Deste modo não serão aceites faltas de educação de qualquer espécie, quer seja pela utilização de linguagem imprópria, má conduta nos jogos, comportamentos incorrectos ou outros. Cada caso é um caso, e todos terão de ser devidamente analisados e julgados, contudo a moderação reserva-se no direito de utilizar todo o tipo de sanções para penalizar os infractores.

Artigo 2 “condição de jogo”

2.1 – Condição dos jogadores – Normal;
2.2 – Duração da partida – 10 minutos;
2.3 – Condições climatéricas e momento do dia – escolha do visitado;
2.4 – Não há prolongamento nem recurso a grandes penalidades, excepto jogos a eliminar;
2.5 – Estádio – escolha do visitado;
2.6 – Bola – escolha do visitado;
2.7 – Substituições – 3;
2.8 – Os resultados devem ser colocados no fórum de forma a serem confirmados por ambos os jogadores. Caso apenas um jogador confirme o resultado e o outro se abstenha, será esse o resultado de jogo;
2.9 – Se não houver consenso entre os jogadores sobre quem primeiro joga fora de casa, o que tiver feito primeiro a inscrição joga em casa;
2.10 – Para mais fácil agendamento dos jogos, estes deverão ser preferencialmente realizados no Servidor EU-06(PT) -> PT-03;
2.11 – O horário e dia da disputa dos jogos são acordados entre jogadores dentro dos prazos e regras estabelecidas.
2.12 – Critérios de desempate: Aplica-se as regras utilizadas na liga profissional portuguesa, que podes consultar… AQUI
2.13 – Sempre que num torneio não conste a informação sobre os critérios de desempate na fase de eliminatórias, aplica-se o critério utilizado na Liga dos Campeões, ou seja, golos fora contam a dobrar segundo.

Artigo 3 “Contencioso”

3.1 – Abandono de jogadores – Em caso de abandono de um membro durante o decurso de um torneio todos os jogos desse membro, realizados e por realizar, devem ser anulado e será aplicada uma derrota por 3-0 em todos os jogos, conforme regra da liga portuguesa de futebol profissional. Exceptua-se a aplicação desta regra nos casos em que o membro que abandone seja substituído por outro membro, caso no qual os resultados dos jogos já realizados devem manter-se e o membro substituto terá de realizar todos os jogos em falta.
*exceptua-se a aplicação da regra anterior sempre que, de forma clara e incontestável, se conclua que será mais favorável para a verdade desportiva uma outra solução. Previne-se no entanto que esta regra é excepcional e que apenas terá validade em casos muito específicos, após previa autorização da moderação, e sempre que a aplicação seja incontestavelmente mais favorável para o torneio.

3.2 – Desistência injustificada de torneio – Será considerada desistência injustificada de torneio a falta de comparência em determinado numero de jogos ou a saída comunicada sem justificação plausível. Neste caso o membro que incorrer nesta grave falta verá o seu nome no “novo” livro de faltas e ficará proibido de se inscrever em outros torneios durante um período mínimo de 15 dias ou 2 torneios.

3.3 – Desistência justificada de torneio – Será considerada desistência justificada de torneio o abandono de um torneio por um membro que seja atempadamente justificada, desde que a justificação seja plausível. Neste caso não haverá qualquer sanção a aplicar.

3.4 – Inscrição sem comparência – Qualquer membro que se inscreva num torneio e depois não mais compareça, será penalizado com o seu nome no Livro de Faltas e ficará sem puder inscrever-se em torneios durante pelo menos 1 mês. Exceptua-se a aplicação desta regra nos casos em que o membro em falta não tenha confirmado a presença por esquecimento, nesses casos a sanção vai do simples aviso a 2 semanas de suspensão.

3.5 – LAG durante os jogos – Relativamente ao LAG fica determinado que nos jogos onde existe LAG, o jogador que se sente prejudicado deve comunicar essa situação com a máxima brevidade ao seu adversário, de preferência nos primeiros 20 a 30 minutos de jogo. Caso isso não aconteça o jogo não deve ser repetido, a não ser que haja acordo entre ambos os jogadores nesse sentido.

3.6 – Forma de realização dos sorteios – Todos os sorteios realizados, seja para a atribuição de equipas, jogadores ou outros, deverá obedecer sempre e sem excepção ao seguinte critério. Os sorteios, nomeadamente a colocação no fórum da ordem depois de recurso ao Rondom ( http://www.random.org/integers/ ) ,deixa de puder ser feito pelo(s) organizador(es) do torneio e ou seu(s) participante(s), ficando este(s) obrigado(s) a pedir a ordem a um membro fora da torneio em causa. Se possível citar a mensagem do organizador que contem os números dos membros ou equipas . Este é um procedimento já habitual, pelo que não haverá grandes mudanças, mas fica então a regra. Em caso de sorteio realizado pela organização e ou participante(s) o mesmo será cancelado e repetido. Nota: Ressalva-se na presente regra que, no caso de num prazo minimamente aceitável não existir nenhum membro nas condições atrás descritas com disponibilidade para fazer o sorteio, a moderação ou alguém delegado pela mesma deverá proceder então à realização do sorteio.. Em nenhum caso esta regra pode ser quebrada e o seu não cumprimento resultará no cancelamento do sorteio ilícito e realização de um novo sorteio que cumpra com todos estes requisitos. Pedimos também, embora neste caso seja ainda uma versão experimental, que o membro que poste o sorteio fala printscren da página de onde retirou a “chave” e coloca-la no tópico, para que não restem duvidas sobre a veracidade do sorteio.

3.7 – Resultados e confirmação dos mesmos – Os post’s com resultados não podem nunca ser editados e, a existir divergências no resultado postado por um dos intervenientes, tal deve ser reclamado num prazo máximo de 72h após a publicação, caso contrario a reclamação será considerada invalida e o resultado será homologado. Havendo correcção de resultados, a mesma deverá ser feita num novo post com citação do post a corrigir, sem nunca editar o post anterior. Caso um post com resultados seja editado, o membro que o editar perderá todos os jogos que estiverem postados nesse post, a menos que o mesmo apresente uma justificação muito plausível e consensual.

3.8 – Todas as desistências e substituições devem ser comunicadas à administração e aprovadas por esta. Assim só a Administração pode confirmar as desistências e substituições de membros em torneios a decorrer.

3.9 – Membros que se recusam defrontar outro adversário – É expressamente proibido que um qualquer membro se recuse a defrontar um adversário em jogos oficiais dos torneios PESFANPORTUGAL. Nesse caso o membro que se recuse a fazer o ou os jogos em causa será expulso do torneio em questão e não mais se poderá inscrever em qualquer outro torneio em que intervenha o membro contra o qual se recuse a jogar.

3.10 – Proibição de utilizar o BUG dos livres Directos – É proibida a utilização dos livres directos marcados pelo CPU (deixar o tempo de espera para a marcação de um livre directo esgotar-se e ser o boneco controlado pelo computador a executar o livre) em todos os jogos oficias para torneios do PESFANPORTUGAL. A utilização do BUG durante um jogo resultará na derrota automática do jogador que o fizer. Neste caso torna-se imperativo que o membro “queixoso” prove de forma absolutamente clara a irregularidade cometida pelo adversário, com recurso a gravação vídeo.

Artigo 4 “Torneios”

4.1 – Sempre que abre um novo torneio cada membro só pode inscrever uma PSN (a sua ou de outro membro), e se quiser inscrever outra psn só o poderá fazer 30 minutos após a hora de abertura, e só poderá inscrever uma 3ª PSN 60 minutos após a abertura das inscrições. Esta medida visa não permitir membros que estejam à hora marcada de abertura de fora do torneio.

4.2 – Membros que utilizem a mesma ligação de Internet e/ou consola não podem participar em torneios de forma simultânea, apenas sendo permitida as suas participações em torneios diferentes.

4.3 – Todos os “novos” torneios realizados no PES FAN PORTUGAL devem conter obrigatoriamente no 1º post o logótipo de “Jogo Responsável”, de forma a cimentar a nossa mensagem fundamental.

Artigo 5 “Uso Fórum”

5.1 – Publicidade no Fórum – É absolutamente proibido o uso de MP’s (Mensagens Pessoais) e/ou Email através das ferramentas do fórum, para publicitar outro site, fórum, projecto relacionado com o jogo PES (Pro Evolution Soccer) sem o prévio consentimento da administração. É também absolutamente proibido o uso do Chat publico do fórum para publicitar, seja através de link ou nome, qualquer outro site, fórum ou projecto relacionado com o jogo PES (Pro Evolution Soccer) sem o prévio consentimento da administração. É ainda absolutamente proibido criar algum topico/post para publicitar, seja através de link ou nome, qualquer outro site, fórum ou projecto relacionado com o jogo PES (Pro Evolution Soccer) sem o prévio consentimento da administração. Em todos os restantes casos deve imperar o bom senso. Estas regras não se aplicam naturalmente às trocas de link’s/informações sem fins publicitários entre membros da comunidade.

5.2 – Assinaturas e Avatares – As dimensões permitidas para assinaturas e avatares no fórum são:
Assinatura:
– Até 5 linhas de texto (tamanho standard), poderá ter código html;
– Imagem com a resolução máxima de 700×150 pixel e o tamanho máximo de 50KB (50000 Bytes);
– Misto de texto e/ou imagem, não ultrapassando as regras definidas nos dois pontos atrás (5 linhas de texto standard ou 700×100 pixel, não ultrapassando na totalidade os 30KB);
– O limite de 50KB é sobre o total da assinatura, seja esta composta por uma ou várias imagens;
Avatar:
Um avatar é uma pequena imagem que está localizada junto ao nome de utilizador nas suas mensagens.
As dimensões máximas permitidas para avatares é de: 150×150 pixels.
AS dimensões máximas do arquivo para imagens é de 40 KB.

 

NOTA: O alegado desconhecimento destas regras não serve como “desculpa” para o seu incumprimento, uma vez que as mesmas encontram-se perfeitamente legíveis e ao dispor de todos. Estar informado é um dever de todos.